Propostas Chapa Evolução

Fique por dentro de algumas propostas da Chapa Evolução, atual gestão do CAMBLU (2021)!

Presidência – Camila Ceruti dos Santos (5ª fase)
Vice-presidência – Luis Gabriel Blemer (10ª fase)
Tesouraria – Gabriela Dombeck (5ª fase)
Secretária Geral – Laura Spengler Zen (5ª fase)
Secretária Adjunta – Thainá Scheffer Gava (4ª fase)
Diretora de Patrimônio – Brenda Wiggers (6ª fase)
Diretor de Assuntos Acadêmicos – Felipe Zeplin Moeller (9ª fase)
Diretor de Comunicação Externa – Alan Cerioli (11ª fase)
Diretor de Eventos – Rafael Reis Patiño (6ª fase)
Vice-diretora de Eventos – Sofia Schmitt Schlindwein (8ª fase)
Diretora de Filantropia – Ana Luiza Boaventura (6ª fase)
Diretora de Comunicação e Marketing – Laísa L. C. Scremin (5ª fase)
Vice-diretora de Comunicação e Marketing – Amanda Junges Derlam (6ª fase)
Diretora das Ligas Acadêmicas – Priscila Pegoretti (8ª fase)
Diretor de Políticas Científicas – Rafael Destri Coelho (5ª fase)

 

PROPOSTAS DE CONTINUIDADE DA CHAPA:

  • Cerimônia do jaleco;
  • Simulado semestral;
  • Ajude um Idoso;
  • Noite Cultural em parceria com IFMSA Brazil FURB;
  • SECIMED;
  • Posicionamentos e Ofícios;
  • Manual dos Calouros;
  • BLOG CAMBLU e CAMBLU ON;
  • Transparência CAMBLU;
  • PAACT e PAF-LIGAS;
  • Sala de COWORKING;
  • Projeto Treineiros;
  • Fiscalização UNIEDU;
  • Parceria filantrópica ONG YPDO;
  • Foco na saúde mental;
  • Conversação em inglês;
  • Inovações na Lojinha CAMBLU;
  • SOLAM;
  • Parceria com Instituições (IFMSA Brazil, Atlética, AEMESC FURB);
  • Revista Científica Integrativa da Saúde;
  • CNPJ do CAMBLU;
  • Workshop de Produção Científica;
  • Conselho do Internato.

 

PROPOSTAS DA CHAPA EVOLUÇÃO:

 

WORKSHOPS DOS SISTEMAS DE PRONTUÁRIOS: PRONTO, TASY, e-SUS, dentre outros; Durante o curso de Medicina os acadêmicos passam a atender pacientes em unidades de atendimento básico ou mesmo no Hospital Universitário usando sistemas de prontuário já existentes como o PRONTO, TASY, dentre outros. Sistemas estes que podem gerar dúvidas ou dificuldades para manejo de todas as suas ferramentas. Por conta disso, o CAMBLU trouxe a proposta de organizar workshops com profissionais experientes no uso destas ferramentas, para preparar os acadêmicos e capacitá-los a usar esta ferramenta do dia a dia médico.

EVENTOS RESIDÊNCIA MÉDICA: como funcionam as provas teóricas e práticas? Como escolher sua residência? Quanto tempo duram as bolsas?; Ao sair da universidade com o diploma em mãos, o profissional da área médica pode se deparar com um grande dilema ao tentar escolher qual residência realizará: como se preparar para a prova de residência? Esta questão vivida por diversos recém-formados poderia ter seus dias contados caso houvesse, durante a graduação, o preparo correto e a capacitação dos acadêmicos para realização de provas de residência. Esta é a ideia da Chapa Evolução para o ano de 2021: trazer profissionais capacitados para preparar os acadêmicos e fazer com que estes cheguem às provas de residência conhecendo suas etapas, conhecendo as maneiras mais proveitosas de passar por esta fase quase tão importante quanto a própria graduação.

MODERNIZAÇÃO DOS COMPUTADORES DO CÂMPUS V; O Campus 5 da FURB é um local amplamente utilizado pelos acadêmicos do curso de Medicina, principalmente nos ambientes do Hospital Universitário, local onde uma grande quantidade de pacientes é atendida pelos próprios acadêmicos do curso juntamente com profissionais da área, prestando um serviço de alto nível à comunidade. Entretanto, a infraestrutura tecnológica do local deixa a desejar quando o assunto são os computadores usados pelos acadêmicos para fazer os atendimentos, o que resulta em demora para realizar as consultas e atrasos em toda a agenda do dia. A proposta que trazemos é a solicitação da modernização dos computadores para a universidade, a fim de agilizar os atendimentos e garantir uma melhor dinâmica dos alunos com o sistema de prontuários e mais facilidade e rapidez nos atendimentos. Para tanto, uma reunião já está marcada com a pró-reitoria para discutir a solicitação.

AMPLIAÇÃO DA NOITE CULTURAL; a noite cultural é um evento que teve início no ano de 2019, criado pelo CAMBLU e IFMSA Brazil FURB, e tem o objetivo de reunir os acadêmicos, garantindo espaço para aqueles que possuem talentos artísticos e que desejem mostrar, bem como permitir a interação entre os alunos da Medicina em um momento descontraído. A ideia que propomos é ampliar a Noite Cultural, trazendo mais patrocínios e demonstrando a importância de apoiar a arte dentro da Medicina, afinal, a arte é a vida.

AMPLIAÇÃO DA DIVULGAÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA; a iniciação científica é uma questão de extrema importância quando o assunto é montar o próprio currículo e aumentar a bagagem de conhecimentos do acadêmico. Entretanto, ao longo da faculdade, podem ocorrer déficits de aprendizado, fazendo com que os estudantes tenham dificuldades na hora de redigir um trabalho para ser exposto em congressos ou anais. A intenção é ampliar e incentivar a iniciação científica e, além disso, facilitar a comunicação entre os acadêmicos que desejam aumentar sua bagagem de produções científicas e os professores que podem auxiliar neste processo, bem como com a biblioteca da FURB, que está disposta a participar do processo de correção de trabalhos.

DISCIPLINA OPTATIVA – MEDICINA MEDIADA POR TECNOLOGIAS; A Telemedicina torna-se cada vez mais real e mais presente no meio médico, sendo uma forma de abranger uma maior parcela da população e garantindo o atendimento dos necessitados. Principalmente após o período de pandemia, a urgência de entender essa questão se tornou notória. Visando tornar os acadêmicos ainda mais preparados para atuarem em um mercado de trabalho em constante mudança, trazemos a ideia de adicionar uma nova disciplina optativa à grade, a Telemedicina. A ideia tem como base preparar os acadêmicos e capacitá-los a trabalhar com esta ferramenta, garantindo que possam atender com maior qualidade e ao mesmo tempo que aprendam a manter o sigilo necessário das informações do paciente, aprendendo sobre os trâmites e burocracias que envolvem o sigilo do paciente.

MANUAL DE CRIAÇÃO DE LIGA ACADÊMICAS; a criação de Ligas Acadêmicas é fundamental dentro do curso de Medicina, colaborando para uma formação continuada e mais completa na carreira médica, princípios do estatuto de nosso Centro Acadêmico. Desse modo, a Chapa Evolução visa a elaboração de um manual de instrução sobre a criação, regulamentação, manutenção e obrigatoriedades das ligas acadêmicas do curso de medicina da FURB, como um passo a passo, a ser disponibilizado nas mídias sociais e também no site do CAMBLU.

PRIORIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES; a cada semestre, a FURB realiza uma avaliação com os acadêmicos acerca do desempenho dos professores, a qual deve ser respondida on-line. Todavia, sua divulgação não é muito ampla, e o resultado desse questionário não é divulgado/avaliado pelos centros acadêmicos. A Chapa Evolução quer tornar essa avaliação algo comum dentro do curso de Medicina, solicitando os resultados e verificando junto ao Departamento do curso a possibilidade de alterações nas disciplinas para correspondência às necessidades dos acadêmicos.

SECIMED; devido à pandemia, a XVIII Semana Científica da Medicina FURB não pode ocorrer em 2020, pois o tema principal é a Medicina na Prática, com abordagem de workshops, o que inviabilizaria a transferência do evento para uma transmissão online, por exemplo. Portanto, em 2021, duas SECIMEDs ocorrerão, uma em cada semestre, de forma reestruturada conforme proposto pela gestão 2020. A proposta de tornar o evento cada vez mais prático segue com a Chapa Evolução, buscando cada vez mais viabilizar o ensino tangível da prática médica.

PREPARAÇÃO ENADE; em 2022, as turmas XLV e XLVI farão a prova do ENADE, um exame que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. O resultado dessa prova impacta diretamente no rendimento do curso, no prestígio da universidade e até mesmo no recebimento de FIES. Atualmente, o curso de Medicina da FURB não conta com uma preparação específica para aumentar seu desempenho. Pensando nisso, a chapa Evolução possui como proposta ofertar aulas quinzenais de preparação para a prova (a ser verificado com o próximo coordenador de curso e com a vontade dos acadêmicos via formulário); solicitar aos professores das respectivas turmas que farão a prova a elaboração de questões semelhantes ao ENADE em atividades avaliativas, bem como a criação de uma aba no site do CAMBLU com provas antigas, explicações sobre o que é o ENADE e sua importância. Por fim, a chapa ainda propõe a realização de uma live/palestra para as turmas explicitando a importância da prova, bem como a verificação e cobrança da FURB perante ao patrimônio e corpo de discentes (que também são avaliados para composição da nota final).

Queremos te escutar!; devido à pandemia, no ano de 2020 as reuniões do CAMBLU contavam com a pauta de demandas por turma, para esclarecer decretos e outros itens decididos nas reuniões do colegiado, bem como para entender e atender as necessidades dos alunos. A Chapa Evolução quer manter essa pauta permanente, abrindo mais um espaço para a comunicação com os acadêmicos dentro do CAMBLU. Além disso, antes das reuniões, uma caixa de perguntas será aberta no Instagram, possibilitando que os estudantes participem de forma online com suas demandas.

Ajude um Idoso: continuação; a campanha ajude um idoso em 2020 foi de extrema importância para ajudar instituições carentes cuidadoras desse público, com a arrecadação de mais de R$1.200,00 em dinheiro e diversos itens de necessidades básicas para doação. Agora, com a vulnerabilidade desse grupo frente à pandemia, essas instituições receberam mais idosos para que eles não ficassem sozinhos e fossem mais protegidos. No entanto, o ritmo de cuidado e as demandas aumentaram. Nesse sentido, a Chapa Evolução deseja manter essa pauta para que possamos auxiliar nessa causa.

Auxílio com atendimentos em Saúde; como forma de diminuir o tecnicismo frequentemente observado na área médica, a Chapa Evolução propõe a realização de exames físicos e anamneses pelos próprios acadêmicos à comunidade, de forma organizada e com orientação, para ajudar a levar saúde para além dos espaços médicos de Blumenau. Assim, os alunos, além de ajudarem na promoção da saúde da população, terão experiências inestimáveis e retomarão valores que os levaram à decisão de seguir medicina, reforçando a maturidade e o comprometimento com a boa prática médica centrada no humanismo. Estes trabalhos poderão ocorrer em escolas, creches, lares para idosos, dentre outros espaços, e dados poderão ser gerados a partir dos exames, o que representa a possibilidade de construção científica. Nós apoiamos o crescimento da empatia, da solidariedade e da produção científica dentro do curso de Medicina.

Hobby do bem; A Chapa Evolução acredita que atividades culturais e físicas, de aprimoramento humano e de coletividade são de extrema importância durante a formação médica, já que elas proporcionam lazer, socialização e aprendizado. Assim, com a ideia de juntar essa temática ao voluntariado e na esperança de uma melhora futura da pandemia, desejamos coordenar encontros que levem essas atividades a pessoas doentes e/ou carentes. A Chapa Evolução também deseja buscar por parcerias para inclusão através do esporte para jovens carentes.

Doações para instituições e comunidades carentes; as doações para causas necessitadas são formas possíveis de ajudarmos quem precisa sem necessariamente nos estarmos presente. A Chapa Evolução reconhece a viabilidade e a importância das doações no momento atual de isolamento e de intensificação das mazelas no mundo. Assim, temos como proposta a organização de campanhas de doações, como forma de fortalecer a generosidade entre os estudantes de medicina e ajudar nas demandas de instituições e comunidades carentes. Atualmente, já estamos contatando possíveis locais para receberem apoio e campanhas realizadas pela chapa.

Projeto de Extensão com a ONG YPDO; a Chapa Evolução deseja criar um projeto de voluntariado voltado para educação em saúde e torná-lo em um Projeto de Extensão na FURB. Isso contribui para o desenvolvimento próprio e curricular do acadêmico e, além disso, agrega mais para o curso de medicina ao desenvolver mais uma Projeto de Extensão em nome do curso. Para tanto, já estamos contatando os responsáveis, e identificando possíveis professores para assumirem a coordenação do projeto.

“Saúde Mental é prioridade!”; o curso de Medicina exige demais dos estudantes, e é por isso que precisamos de momentos para relaxar e desestressar. As práticas integrativas podem auxiliar muito nesse aspecto! No ano de 2020, as práticas presenciais não foram possíveis devido à pandemia, mas a Chapa Evolução quer trazer as aulas de Yoga, Meditação e Reiki exclusivas para o curso de Medicina, em parceria com algumas instituições dentro da FURB que promovem estas metodologias, como o projeto de extensão PICS e o Galpão de Arquitetura FURB.

 

Redes Sociais da Chapa Evolução:

Instagram: https://www.instagram.com/chapaevolucao21/

Facebook: https://www.facebook.com/chapaevolucao21