Durante a décima fase do curso de medicina, a matriz curricular atual exige que o aluno realize 6 semanas de estágio em determinadas áreas localizadas em hospitais ou unidades básicas de saúde de escolha do acadêmico. Normalmente o estágio é realizado em dois períodos de 3 semanas cada sendo realizado em áreas diferentes e hospitais diferentes em qualquer local do país ou fora dele. O estágio pode ser realizado em qualquer hospital ou unidade básica de saúde, recomenda-se que o local possua programa de residência na área de interesse do aluno em questão.
É recomendado que o aluno pesquise o hospital ou unidade básica de saúde no qual deseja fazer estágio e entre em contado por meio de e-mail ou telefone com a instituição para solicitar vaga em sua respectiva área de escolha. Grande parte dos hospitais que oferecem estágio optativo solicitam vários documentos com pelo menos 3 meses de antecedência da data de início do estágio, por isso é importante que o acadêmico entre em contato com antecedência com a instituição, de preferência no semestre anterior a décima fase. A FURB tem convênios com determinados hospitais, porém é importante ressaltar que o acadêmico pode realizar o estágio em qualquer local em que for aceito. Abaixo segue algumas dicas que podem ajudar você a escolher seu local de estágio:
- Escolha um hospital e uma área na qual você tenha interesse em realizar sua residência médica, assim os preceptores do local já irão conhecer seu nome caso você faça prova de residência neste local.
- Tente realizar o estágio em dois locais diferentes e em áreas diferentes para maior proveito do estágio. Aproveite esta oportunidade para conhecer outros serviços e outros hospitais.
Abaixo segue uma lista de hospitais que aceitam estágio optativo:
- Hospital Regional de São José
- Hospital Evangélico Mackenzie do Paraná
- Hospital Santa Isabel
- Hospital Santo Antônio
- Hospital Ruth Cardoso
- Unidades Básicas de Saúde
- Hospital Universitário da UFSC
- Hopsital das clínicas das Universidade Federal do Rio Grande do Sul