Propostas Chapa Sinergia

Fique por dentro de algumas propostas da Chapa Sinergia, atual gestão do CAMBLU (2023)!

 

Presidente – Júlia Westarb Buss (9ª fase)
Vice-presidente – Maria Eduarda Ponticelli (6ª fase)
Tesoureiro – Milena Cristine Pawlak (6ª fase)
Secretária Geral – Maria Eduarda Pereira (6ª fase)
Secretária Adjunta – Catarine Capello Chinazzo (6ª fase)
Diretora de Patrimônio –  Johanna Laschewitz Wamser (7ª fase)
Diretor de Assuntos Acadêmicos – Luiz Guilherme Grilo (7ª fase)
Diretor de Comunicação Externa – Gabriel Garcia (5ª fase)

Co-diretora de Eventos – Gabriela Alves Dias (7ª fase)
Co-diretor de Eventos –  David Ribeiro Lacerda (9ª fase)
Co-diretora de Filantropia – Maria Carolina Nogara (2ª fase)
Co-diretora de Filantropia – Ana Clara Muller (2ª fase)
Co-diretora de Comunicação e Marketing – Gabriele Babel (6ª fase)
Co-diretora de Comunicação e Marketing – Ana Júlia Seifert (2ª fase)
Diretora das Ligas Acadêmicas – Ricardo de Souza Júnior (7ª fase)
Diretor de Políticas Científicas – Amanda Vieira Sarubbi (2ª fase)

 

PROPOSTAS DE CONTINUIDADE DA CHAPA:

  • Cerimônia do jaleco;
  • Compromisso com a Federalização
  • Manual dos Calouros
  • Eventos CAMBLU: SOLAM, SECIMED, Workshop Currículo
  • Revista Científica Integrativa de Saúde
  • Posicionamentos e ofícios
  • Monitoria de Semiologia
  • Capacitação do uso dos bonecos de simulação
  • Transparência CAMBLU
  • PAATC e PAF-Ligas
  • Fiscalização UNIEDU
  • Inovações na lojinha do CAMBLU

PROPOSTAS DA CHAPA SINERGIA:

EQUILÍBRIO DEPARTAMENTO X CAMBLU X LÍDERES: Com a pandemia do COVID, o CAMBLU assumiu muitas responsabilidades do Departamento de Medicina, a fim de manter o curso de Medicina andando enquanto as atividades presenciais estavam retornando. Em 2022, as atividades retornaram ao modelo 100% presencial, porém nos vimos diante de uma nova crise na administração do curso, com o pedido de demissão dos funcionários do departamento, que estavam sobrecarregados com as demandas do curso e insatisfeitos com o retorno. O CAMBLU novamente tomou as rédeas da situação e assumiu a função do departamento, organizando cronogramas das turmas e documentações dos alunos, elaborando termos de estágio, fazendo contato com professores e locais de estágio etc. Mesmo com a contratação de novos funcionários, o CAMBLU permaneceu no Departamento, auxiliando no treinamento dos novos funcionários e dividindo funções com esses. Enquanto entendemos que o CAMBLU tem papel vital de representatividade estudantil e que gerenciar crises internas está entre nossas atribuições, entendemos também que é direito de todo o acadêmico ter um departamento organizado que seja capaz de atender as demandas do curso de maneira independente. Para isso, precisamos garantir o bem-estar dos funcionários e a manutenção da equipe completa, com 3 pessoas, para evitar o sobrecarregamento desses. Vamos cobrar ativamente que a diretoria do Centro de Ciências da Saúde faça treinamento adequado da nova coordenação do Departamento de Medicina, como foi proposto por ela em campanha. Além disso, vamos promover logo no início do ano letivo uma reunião com o novo coordenador e as líderes de sala, para que possamos ouvi-las e discutir melhorias para a gestão 2023-2024. Continuaremos em contato próximo com as líderes para garantir que o equilíbrio entre suas atribuições e as atribuições do departamento. O CAMBLU continuará presente e disposto a auxiliar nas dificuldades que surgirem ao longo do ano! 

APRIMORAMENTO DO PROJETO TREINEIROS: O projeto Treineiros é uma iniciativa através da qual os acadêmicos têm oportunidade de integrar a diretoria do CAMBLU como estagiários e conhecer mais a fundo o trabalho do centro acadêmico. A última edição ocorreu em maio de 2022, com a abertura de 3 vagas. A nossa chapa pretende ampliar e aprimorar o projeto, pois entendemos sua importância para a continuidade do trabalho do CAMBLU – afinal, 4 membros da nossa chapa iniciaram sua trajetória no CAMBLU como treineiros, incluindo a presidente e a vice-presidente. Nossa proposta de mudança é abrir 4 vagas, em duas edições separadas, uma com início das inscrições em abril e outra em agosto. Dessa forma, os calouros de primeiro e segundo semestre tem igual oportunidade de se envolver com o centro acadêmico desde o início da faculdade. Além disso, refinaremos o processo seletivo através de uma etapa de entrevistas. A decisão final continuará sendo feita através de análise de respostas em formulário anônimo e votação aberta em reunião do CAMBLU, preservando a imparcialidade da escolha. 

REUNIÕES TRIMESTRAIS DE APRIMORAMENTO DA EQUIPE: É notório o crescimento pessoal e profissional que integrar o CAMBLU agrega a cada um de seus membros. Mesmo que existam diretorias separadas que trabalham de forma independente, todos os membros são bem-vindos e estimulados a se envolverem nas pautas que os despertam interesse, e por isso, adquirem habilidades nas mais diversas áreas: comunicação, liderança, organização de eventos etc. Nossa gestão pretende promover reuniões trimestrais – totalizando 4 ao longo de todo ano para aprimoramento da equipe, nas quais um convidado virá falar e ministrar uma aula/workshop sobre temas como comunicação não-violenta, gestão de pessoas e gerência de crise. Essas reuniões, assim como todas as reuniões do CAMBLU, serão abertas a todos os acadêmicos, e serão previamente marcadas e divulgadas via Instagram, para que os interessados possam se programar para participar. Assim, firmamos o compromisso com o crescimento pessoal dos nossos membros e acadêmicos, oferecendo a chance de eles serem expostos a soft skills que não são abordados no currículo da Medicina, mas que são importantes para a alavancagem do trabalho do centro Acadêmico, para prática médica e para a vida toda.  

ATENÇÃO ÀS TRANSIÇÕES CURRICULARES: Em 2022, um novo Projeto Pedagógico Curricular (PPC) foi formulado pelo Núcleo Docente Estruturante e aprovado pela FURB. O novo PPC surgiu para implementar a curricularização da extensão, um requerimento do MEC para que novas turmas pudessem ingressar, e o CAMBLU aproveitou a oportunidade para corrigir falhas identificadas no PPC 2019 pelos alunos inclusos nesse currículo. Ele entrará em vigor no ano de 2023, e será válido para as turmas a partir da 57. Dessa forma, no semestre de 2023.1, o curso de Medicina da FURB terá 3 currículos diferentes entre suas 12 turmas: turmas 46-49 no PPC 2014, turmas 50-56 no PPC 2019 e a turma 57 no PPC 2023. Outro marco transicional importante no ano que vem será o início do Internato para a turma 50, a primeira turma no PPC 2019. Além disso, o Colegiado do Curso aprovou o novo calendário dos internatos das turmas 46, 47, 48 e 49, no qual foram restituídas as atividades normais do internato pré-pandemia. Entendemos que momentos de transição acarretam dificuldades, e por isso nos manteremos atentos a qualquer problema que possa ocorrer e estaremos prontos para auxiliar as turmas afetadas. 

JORNADA DE RESIDÊNCIA MÉDICA: Desde o início da faculdade, o acadêmico de Medicina é estimulado a pensar na Residência Médica. Buscamos ativamente fazer atividades que pontuem no currículo dos processos seletivos desde os primeiros semestres, e somos encorajados a explorar cada especialização dentro da medicina para escolher o quanto antes a nossa área de interesse. Alguns começam cursinhos preparatórios para as provas ainda durante os anos de faculdade. Durante a SECIMED 2022, foi promovida uma mesa redonda com residentes de diversas áreas, como Pediatria, Ginecologia e Obstetricia, Clínica Médica e Cirurgia geral, onde eles expuseram como é o dia a dia em cada programa de residência. O evento recebeu inúmeros elogios por parte dos acadêmicos e, por isso, nossa chapa tomou-lhe como inspiração para idealizar a Jornada de Residência Médica. A ideia da Jornada é trazer, em momentos separados, um residente de cada área, para falar sobre a realidade de cada programa de residência, como eles decidiram o caminho que iriam seguir, como foi o processo de admissão no programa, quais são os pontos positivos e negativos que identificaram etc. Entendemos que a escolha da residência certa é decisiva para a qualidade de vida dos nossos acadêmicos, e queremos atuar de forma a auxiliá-los a tomar a decisão mais informada e adequada o objetivo pessoal de cada um.  

APOIO AO EMPREENDEDORISMO DENTRO DA MEDFURB: Cursar Medicina, como todos bem sabemos, não é uma tarefa nada fácil. Estudamos em período integral e o restante do nosso tempo é muitas vezes preenchido com atividades extra-curriculares, como monitorias, projetos de pesquisa e extensão e participação em instituições e ligas. Reconhecemos a coragem e organização que alguns acadêmicos têm de conseguir tempo e energia, em meio a todas as demandas da faculdade, para abrir e administrar pequenos negócios próprios. A nossa Chapa parabeniza esses alunos pelas iniciativas, e quer estimular esse espírito empreendedor entre os acadêmicos. Por isso, nos propomos a ajudar com a divulgação esporádica dessas pequenas empresas através das nossas mídias sociais, e a busca ativa por parcerias nos eventos promovidos pelo CAMBLU. 

ATENÇÃO AOS CONCURSOS PARA PROFESSORES DO QUADRO: Muitos professores que eram concursados se aposentaram ou optaram por interromper o vínculo com a universidade, e não houve abertura de novos concursos para o quadro desde então, o que levou ao cenário atual de 41 professores na Medicina contratados via PSPS (contrato temporário) ou contrato emergencial. Isso significa que esses professores não compõe o quadro de professores oficiais da FURB, o que implica no não recebimento dos benefícios que a composição do quadro traz ao docente, além de necessidade de prestar concursos PSPS esporadicamente para continuar lecionando. Isso é maléfico ao andamento das atividades acadêmicas pois é do nosso interesse que os docentes se sintam valorizados pela Universidade, a fim de continuarem dando aulas na FURB e prezando pela qualidade do ensino. Não foram casos isolados nos quais perdemos ótimos professores devido a não abertura de concursos para a contratação efetiva desses, como ocorreu com os professores de Radiologia em 2020. Entendemos que a dificuldade de encontrar profissionais para as vagas se dá também pela baixa remuneração, já que, por estarmos em uma Universidade público-privada, os professores de todos os cursos recebem o mesmo valor hora-aula, e isso acaba não sendo atrativo para o profissional médico. A Chapa Sinergia entende que defender o direito do professor de ser reconhecido como parte do quadro faz parte da nossa responsabilidade de defender o direito do aluno de receber um ensino de qualidade, especialmente com o constante aumento das nossas mensalidades. Ao longo do ano de 2022, iniciaram-se os tramites para a abertura de concursos para as disciplinas com demanda de professores. Nossa Chapa pretende atuar de modo a fiscalizar o andamento desses concursos e auxiliar o departamento a encontrar professores interessados. Vamos também buscar alternativas diretamente com a pró-reitoria de ensino e de administração para a questão da remuneração.  

AMPLIAÇÃO DA DIRETORIA DE FILANTROPIA E CRONOGRAMA ANUAL DE AÇÕES FILANTRÓPICAS: Desde a sua criação, no final de 2020, a Diretoria de Filantropia tem tomado posição de destaque dentro do CAMBLU. Em dois anos, promovemos inúmeras ações filantrópicas e arrecadamos dinheiro, alimentos, roupas, sangue, itens de higiene etc para as mais diversas organizações na comunidade de Blumenau. O CAMBLU se orgulha da proporção que seu papel filantrópico tomou, e entende que esse potencial pode ser ainda mais explorado. É por isso que nossa chapa incluiu um segundo diretor na Equipe de Filantropia para dividir a organização das ações, a fim de evitar o sobrecarregamento das diretoras e permitir que o setor continue crescendo. Também pensando em facilitar a organização das atividades filantrópicas, um cronograma anual das ações será elaborado logo no início da gestão, para que haja tempo hábil para encontrar instituições para parcerias, para planejamento e divulgação das campanhas e para a arrecadação de produtos. 

APOIO ÀS LIGAS ACADÊMICAS: As Ligas Acadêmicas são organizadas pelos próprios acadêmicos, com auxílio de um professor orientador, e buscam trazer oportunidades para os acadêmicos se aprofundarem nos conhecimentos de cada especialidade médica e adquirirem experiencia prática complementar àquela que é garantida pelo currículo. Nós acreditamos que esse objetivo vá de encontro com nossa ideia de garantir que o estudante tenha espaço para explorar suas áreas de interesse e se preparar precocemente para a entrada no mercado de trabalho. Por isso, julgamos essencial que o CAMBLU atue de forma a estimular e apoiar as atividades das Ligas. Nossa diretoria já conta com um diretor de Ligas, que auxilia no processo de criação, manutenção e extinção de Ligas Acadêmicas da Medicina, além de organizar e atualizar o calendário semestral de Ligas. A Chapa Sinergia quer ampliar o auxílio para essas organizações, através a divulgação de palestras, workshops, provas de estágio e abertura de vagas para a diretoria via calendário mensal com todos os eventos das ligas de medicina da FURB pelo Instagram do CAMBLU. Entendemos que nem sempre o Instagram próprio da liga consegue alcançar o mesmo número de alunos que o Instagram do CAMBLU, e que, cedendo esse espaço, o maior número possível de acadêmicos será informado acerca das suas opções de atividades extracurriculares. Além disso, vamos convidar as ligas para auxiliar na organização de eventos e ações filantrópicas que tenham relação com sua área de conhecimento. 

APOIO À ATLÉTICA E IFMSA BRAZIL FURB: O CAMBLU reconhece a AAARIH e IFMSA Brazil FURB como instituições independentes cujo trabalho é muito importante para que os acadêmicos de Medicina da FURB tenham uma experiência universitária completa. Reconhecemos também que, devido às próprias atribuições do Centro Acadêmico, o CAMBLU tende a ter contato mais próximo com instâncias administrativas da FURB, como o próprio departamento de Medicina, a DAC, a reitoria etc. A Chapa Sinergia pretende usar essa proximidade para auxiliar as demais instituições com suas demandas, já que entendemos que as três defendem os interesses dos mesmos acadêmicos.

LOGÍSTICA DE ESTÁGIOS NO HSA COM ACADÊMICOS DA UNIFEBE: A medicina UNIFEBE (Centro Universitário de Brusque) passará a ter parte de seus estágios curriculares no Hospital Santo Antônio a partir desse ano. O Hospital é um local de estágio da Medicina FURB há anos e, segundo a administração acadêmica do próprio hospital, a inclusão desses novos acadêmicos não terá repercussões negativas no andamento de nossas atividades. Nossa chapa pretende dar atenção especial a essa questão para garantir que a adaptação ocorra da maneira mais fluida possível, sem prejuízo a nenhum dos cursos. Para isso, manteremos contato com a administração acadêmica do hospital e também com o Centro Acadêmico da UNIFEBE. Acreditamos que ambos os cursos podem se beneficiar dessa convivência e que ela trará oportunidades para parcerias entre as instituições de representação estudantil de cada curso.

ALTERAÇÕES NO CAMBLU MULHER: O CAMBLU Mulher é um projeto do CAMBLU que visa abrir um espaço seguro para as alunas do curso denunciarem, de forma anônima via formulário online, quaisquer situações envolvendo discentes, docentes e funcionários da FURB que as deixem desconfortáveis. Após receber as denúncias, o CAMBLU repassa as denúncias à Coordenação e, junto as outras instâncias da FURB e advogado do CAMBLU, traça um plano de ação para garantir a segurança das envolvidas e as consequências para os acusados. Atualmente, o formulário está vinculado ao e-mail geral do CAMBLU, e todos os cuidados são tomados para que as respostas sejam transcritas em um documento a parte, ao qual somente a presidência do CAMBLU tem acesso. A fim de oferecer mais privacidade às alunas que denunciam, nossa gestão pretende fazer um e-mail separado exclusivo para o CAMBLU Mulher, ao qual somente presidente e vice-presidente tenham acesso. Pretendemos também, em Assembleia Geral, incluir o CAMBLU Mulher no Estatuto do CAMBLU, para que esse projeto tão importante não se perca com o passar das gestões e para regularizar que apenas 2 pessoas do sexo feminino, nomeadas ao início de cada gestão, tenham acesso ao e-mail. 

AMPLIAÇÃO DA SALA DE CONVIVÊNCIA: A Sala de Convivência, localizada no Edifício Cristina, foi inaugurada pela Gestão de 2019 e desde então tem sido amplamente utilizada pelos acadêmicos de todo o curso como um espaço para descansar, fazer as refeições, estudar e interagir. Em 2021, a Gestão Evolução inaugurou a Sala de Coworking, localizada também no Edifício Cristina, um espaço mais direcionado para estudo e reuniões. A Gestão Conectar, de 2022, continuou o excelente trabalho na manutenção e obtenção de novos itens para as salinhas, e conseguiu mais um espaço para os acadêmicos de Medicina, a sala xxx, imediatamente ao lado da Sala de Convivência. Isso abre espaço para ampliarmos a sala já existente ou abrirmos uma terceira sala para Medicina, a depender da viabilidade de cada projeto. Nossa chapa assume o compromisso de continuar o plano de ampliação, respeitando as ideias da Chapa Conectar, averiguando junto a DAC quais são as possibilidades para o espaço, elaborando um projeto detalhado junto a engenheiros e arquitetos e possivelmente iniciando a reforma ainda no ano de 2023.

 

Instagram da Chapa Sinergia: @chapasinergia2023

 

DIÁRIO